Como mapear oportunidades educativas e propor atividades no bairro

9th May 2018

A proposta do Dia de Aprender Brincando, que acontece dia 17 de maio, é levar o maior número possível de crianças para uma experiência ao ar livre em pelo menos uma aula do dia escolar. Pensando nisso, por que não proporcionar aos estudantes um momento de aprendizado fora dos muros da escola? Observando com atenção o entorno escolar é possível perceber um território repleto de boas oportunidades educativas.

Uma das formas de identificar quais são essas oportunidades é fazer um mapeamento do território para então planejar as atividades externas. Durante o trabalho, você vai perceber que parques, praças, ruas e antigas construções mostram-se como ambientes para brincar e aprender. Para te ajudar nessa tarefa, listamos alguns passos que vão facilitar o processo de mapeamento e planejamento para o Dia de Aprender Brincando (inscreva sua escola ou iniciativa e participe!):

1. Diagnóstico do território

O primeiro passo para mapear oportunidades educativas é fazer um diagnóstico do território. Para isso, comece respondendo algumas perguntas: onde a escola está localizada? O bairro é residencial ou comercial? Qual a natureza das instituições que compõem esse território? Com a ajuda de um mapa, observe o entorno do colégio e comece a listar os principais estabelecimentos que dividem o bairro com a escola.

Proponha a outros educadores que esse mapeamento seja feito em conjunto. O trabalho em equipe vai facilitar a identificação das oportunidades educativas, além de ser a chance de planejar uma atividade interdisciplinar ao ar livre. Conversar com os estudantes também é uma boa maneira de fazer o diagnóstico da região, já que muitos moram no bairro. Entenda quais são os caminhos que eles percorrem diariamente, quais espaços frequentam e onde brincam quando estão fora da escola. A conversa pode destacar locais não óbvios, mas que carregam um grande potencial educativo

Depois de identificados, é hora de pensar quais oportunidades esses locais oferecem. Parques e praças são ambientes que permitem uma série de atividades, desde brincadeiras ao ar livre até aulas com um conteúdo que dialoga com aquele espaço. Já antigas construções, como igrejas, residências e comércio local, por exemplo, são imóveis que contam histórias sobre bairro e revelam informações sobre determinado período histórico.

2. Articulação

Após o diagnóstico do território, é hora de fazer a articulação com esses espaços mapeados. Pensem sobre a relação da escola com a comunidade. Ela está integrada às outras iniciativas do bairro? Os alunos são próximos do território? A partir disso é possível pensar qual trabalho será feito para propor as atividades externas. Entre em contato com os estabelecimentos, apresente a sua ideia e veja quais são as possibilidades de parceria oferecidas.

Durante essa comunicação, não esqueça de que o Dia de Aprender Brincando propõe levar os alunos para experiências ao ar livre. Nesse sentido, pense como essas pessoas e instituições que ocupam o território podem contribuir para o aprendizado dos alunos. Certifique-se de que são ambientes que comportam os estudantes com segurança e com espaço suficiente para a colocar as atividades em prática.

3. Planejamento

Por fim, é hora de planejar as atividades que serão propostas no dia. Há uma infinidade de brincadeiras e experiências que você pode oferecer aos estudantes. Você pode propor brincadeiras que dialogam com o currículo, planejar uma aula ao ar livre, pensar uma vivência que aproxima os alunos dos elementos da natureza ou fazer uma caminhada para conhecer a história do bairro. Prefira espaços que proporcionam contato com a natureza e aproveite para pensar em atividades que não são possíveis dentro da sala de aula.

Além disso, avalie sempre a viabilidade da atividade e esteja preparado para imprevistos. Por isso, a presença de mais de um educador responsável pelos alunos facilita a atividade. Escolha locais próximos da escola e trace um percurso que não seja muito longo, mas que possa ser vivenciado pelos alunos. Certifique-se de que todos os estudantes têm autorização para sair do colégio e lembre-se de identificá-los antes de ir para a rua.

O Dia de Aprender Brincando acontece no dia 17 de maio! Inscreva sua escola ou iniciativa e participe! Lembre-se de compartilhar essa experiência nas redes sociais com a hashtag #DiaDeAprenderBrincando.

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