Projetos que ajudam a comunidade a se engajar no brincar ao ar livre

17th April 2017

Ajudar a incentivar uma comunidade a tornar o espaço público mais aconchegante para todos e principalmente para as crianças, tornando-os propícios às brincadeiras ao ar livre são parte das inspirações dos projetos Barão das Crianças, que acontece na região de Campinas, interior de São Paulo e o projeto Acupuntura Urbana, que revitaliza espaço urbanos de forma afetiva.

Confira e inspire-se com as iniciativas:

Barão das Crianças

A proposta é incentivar os cidadãos a melhorar os espaços públicos e aumentar a qualidade do brincar das crianças da região, além de aproximar a todos. Para isso, a Barão criou uma plataforma que estimula o olhar da população de Barão Geraldo, o maior dos seis distritos do município de Campinas, a identificar o que falta em praças e parques.

As informações são captadas por meio de um mapa interativo que organiza as demandas da população. Assim, o poder público toma conhecimento das notificações e ajude a revitalizar os espaços.

Brincada na Praça – Praça da Caixa D’Água
Domingo na Praça – Praça do Bicicross

Acupuntura Urbana

O Acupuntura Urbana foi criado por três arquitetas, Renata Minerbo Strengerowski, Inês Fernandes e Andrea Sender, e tem como ideais três pilares:

Mapeamentos afetivos

Que são diagnósticos urbanos que resgatam as histórias e belezas dos lugares, valorizando as pessoas e fortalecendo a identidade local da comunidade.

Transformações urbanas

Tratam dos processos de transformação de espaços públicos da cidade que promovem a conexão entre pessoas e criam comunidades por meio da realização dos sonhos comuns de forma cooperativa.

Ocupativações

Atividades que promovem a consciência coletiva, a criatividade e o cuidado com a cidade, estimulando a interação e o fortalecimento de laços entre as pessoas.

O Acupuntura Urbana reforma espaços públicos, adiciona cores, desenhos, brinquedos e melhorias em locais antes esquecidos. Despertam a consciência cidadã e ajudam a comunidade a entender como um bairro ou uma cidade pode colaborar e assegurar cada vez mais espaços de convivência. Impactando adultos e crianças.

Aproveite a chegada do Dia de Aprender Brincando, que acontece no próximo dia 18 de maio, e inscreva sua escola no projeto. Inspire-se a desbravar os espaços público perto da sua escola. Participe desta iniciativa!

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!