5 dicas para organizar a atividade do Dia de Aprender Brincando

2nd May 2018

No dia 17 de maio acontece o Dia de Aprender Brincando, um movimento global que promove o aprender e o brincar ao ar livre. Esse ano, o Brasil participa pela terceira vez da campanha, juntando-se a escolas do mundo todo para realizar atividades fora da sala de aula. Em 2017, mais de 165 mil crianças de todas as regiões do país foram mobilizadas. O que acha de fazer parte desse movimento?

Para participar da campanha basta fazer a inscrição gratuita da sua escola ou iniciativa. Depois, reserve a data, escolha o tema que será trabalhado com os estudantes e dê início ao planejamento da atividade. Se você está em dúvida sobre como começar a estruturar a sua ação, não se preocupe. Listamos 5 dicas que vão te ajudar a preparar o Dia de Aprender de Brincando. Confira:

1. Planeje a atividade

Você já sabe onde a atividade será realizada? O primeiro passo é pensar sobre isso. A ideia é fazer algo ao ar livre, mas não necessariamente dentro da escola. Para que os alunos possam aproveitar bem o dia e ter uma experiência diferente, o mais interessante é ultrapassar os muros e explorar o território. Escolha os locais próximos da escola e defina um percurso que possa ser vivenciado pelos estudantes. Para isso, visitas prévias e um mapa te ajudam a identificar os potenciais educativos do entorno escolar.

2. Converse com os estudantes

Como a maioria dos estudantes moram e brincam no bairro, é muito importante ouvi-los nessa etapa. Quais lugares frequentam? O que conhecem ou não conhecem da região? Quais trajetos costumam fazer? Uma conversa com eles sempre rende boas ideias e sugestões para a atividade.

Também combine que nesse dia o uso do uniforme ou outra forma de identificação deve ser respeitada. É fundamental que todos se sintam seguros durante a atividade e que você consiga localizá-los a qualquer momento durante a atividade. Além disso, lembre-se: os alunos precisam de autorização dos responsáveis para sair da escola.

3. Dialogue com a comunidade

Durante o planejamento da atividade, aproveite a oportunidade para conhecer melhor quem mora ou trabalha no bairro. Existem muitas histórias e locais que podem ser revelados e ideias para a atividade podem surgir durante essa troca. Se você achar interessante, convide-os para conhecer os estudantes e participar da atividade. Essa integração com as famílias e a comunidade local pode ser muito rica para a experiência!

4. Envolva toda a escola

O Dia de Aprender Brincando é uma boa oportunidade para criar ações interdisciplinares. Apresente a data aos outros professores e funcionários da escola. Estimule a participação deles na atividade e pensem a ação em conjunto!

5. Articule a atividade com o currículo

A data também pode ser aproveitada para colocar em prática o currículo que já é trabalhado ao longo do ano, mas de forma inovadora. Pense sobre isso! Em uma atividade ao ar livre é possível diversificar linguagem, ocupar espaços da cidade e gerar novos conhecimentos. Uma praça pode ser palco para trabalhar conceitos de ciências e história, por exemplo. Lembre-se que experimentar novas possibilidades é fundamental para o aprendizado!

Não esqueça de registrar a atividade com fotos e vídeos e compartilhar sua experiência nas redes sociais usando a hashtag #DiaDeAprenderBrincando. Inscreva-se e participe do Dia de Aprender Brincando!

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!