Dia de Aprender Brincando engaja 165 mil crianças brasileiras

18th May 2017

A segunda edição do Dia de Aprender Brincando chegou a 1070 escolas, espalhadas por 22 estados brasileiros, e mobilizou mais de 150 mil crianças! Este resultado deve-se ao engajamento de centenas de educadores que, assumindo seu papel na promoção do direito ao brincar, inscreveram e realizaram centenas de atividades fora da sala de aula. Ao todo, mais de 1 milhão de crianças de 79 países participaram do Dia Fora da Sala de Aula, nome que a campanha recebe fora do Brasil.

“Esta edição do Dia de Aprender Brincando foi surpreendente! Esperávamos envolver cerca de 500 escolas e, nos últimos quinze dias, esse número dobrou. Recebemos inscrições, planejamentos de atividades e mensagens de apoio vindas de centenas de cidades brasileiras”, afirma Raiana Ribeiro, representante da Cidade Escola Aprendiz, organização social que realiza a campanha em território nacional. Em 2017, a mobilização também contou com o apoio do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Associação Casa da Árvore, Eco-escolas, Bricks4Kids e algumas secretarias de educação, que aderiram à campanha.

“O entusiasmo com que os educadores receberam a iniciativa revela que é possível extrapolar as paredes da sala de aula e os muros da escola, transformando o que entendemos por aprendizagem. Para nós que acreditamos em uma Cidade Educadora, o Dia de Aprender Brincando vem para reforçar o direito a uma educação permanente, que responda aos desafios do desenvolvimento integral das crianças”, acrescenta Raiana.

Nas redes sociais, milhares de fotos, desenhos, vídeos e comentários que registraram as ações no Brasil alcançaram mais de 2 milhões pessoas. No Instagram e no Twitter, a hashtag #DiadeAprenderBrincando envolveu mais de 140 mil usuários. Para Natália Passafaro, jornalista responsável pela mobilização da Campanha na internet, “esse resultado revela um interesse crescente pelo tema e a vontade que educadores, pais e mães têm de poder trocar experiências que fortalecem o aprender e brincar ao ar livre”.

Dia Fora da Sala de Aula

Criado na Inglaterra, o Outdoor Classroom Day (Dia Fora da Sala de Aula, em tradução para o português) é um movimento global que busca reverter o cenário no qual 1 em cada 10 crianças não brincam ao ar livre. Reunindo uma série de profissionais e dados sobre o brincar e aprender fora da sala de aula, a Campanha busca sensibilizar a sociedade, com especial atenção às famílias, cuidadores e educadores, para os benefícios que as atividades livres e exploratórias trazem para o desenvolvimento social, cognitivo, físico e emocional das crianças.

Veja imagens coletadas do 18 de maio no Brasil

 

 

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!