Por que precisamos desemparedar nossas crianças

26th April 2018

De acordo com dados internacionais, crianças que vivem nos centros urbanos passam 90% do tempo em ambientes fechados. Quando olhamos apenas para o Brasil, os números apontam que 40% das nossas crianças passam apenas uma hora ou menos do dia brincando ao ar livre. As informações preocupam considerando os impactos positivos que as experiências em ambientes externos têm no desenvolvimento integral das crianças.

O Dia de Aprender Brincando, que acontece no dia 17 de maio, é uma das formas de alertar e mudar essa realidade. Mobilizando pais e educadores, o movimento global convida a celebrar o brincar e o aprender fora da sala de aula. A ideia é que por meio de uma atividade os alunos tenham a possibilidade de se conectar com o meio ambiente e viver novas experiências brincando.

Nesse sentido, trabalhar para desemparedar nossas crianças é fundamental. Veja cinco vantagens de proporcionar aos alunos momentos ao ar livre:

Conexão com o território

Quando as crianças brincam em espaços públicos ou circulam pelas ruas da cidade, elas têm a possibilidade de explorar o mundo que as cercam. Observar as árvores, entender a dinâmica dos carros e conhecer os estabelecimentos que fazem parte daquele território é uma forma de se reconectar com o espaço que também integram, mas que muitas vezes desconhecem por estarem limitados aos muros da escola ou das casas.

Contato com a natureza

Quanto mais tempo passam em espaços fechados, mais distante ficam da natureza e de seus processos e fenômenos. Brincar em contato com a lama, água, árvores e insetos tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. E como os espaços naturais oferecem uma infinidade de brincadeiras, a imaginação das crianças é o limite. Por isso, quando se aproximam da natureza, passam a ser mais criativas, confiantes e concentradas.

Consciência ambiental

A consciência ambiental é uma consequência do desemparedamento. A partir do contato com a natureza, as crianças também entendem que há uma relação entre elas e aquele ambiente. Da mesma forma que gostam do espaço para brincar e explorar, precisam cuidar para que continue existindo. Como se aproximam dos fenômenos, elementos e espécies, elas começam a compreender melhor o seu papel ali e respeitar a natureza.

Desenvolvimento integral

Propor atividades fora da sala da aula e oferecer o contato com a natureza estimula o desenvolvimento integral das crianças. Isto porque, na medida em que exploram espaços externos livremente e se conectam com os elementos naturais, os alunos passam a viver experiências que contribuem para o desenvolvimento de aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais que possivelmente não seriam estimulados em ambientes fechados.

Benefícios físicos e emocionais

Crianças precisam correr, pular e gastar energia. E nada melhor do que praticar essas atividades em um espaço aberto com elementos naturais ao alcance dos estudantes, onde possam conhecer e sentir a natureza. Além de estimular a prática de atividades física, sair da sala da aula para explorar os ambientes externos ajuda na concentração, autocontrole e autonomia. Também diminui níveis de estresse e pode amenizar deficit de atenção.

Aproveite o Dia de Aprender Brincando para desemparedar os alunos e proporcionar experiências para além do espaço da sala de aula. Inscreva a sua escola e faça parte desse movimento global!

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!