Como brincar na natureza favorece a consciência ambiental?

24th April 2018

A ideia de consciência ambiental diz respeito ao entendimento de que também fazemos parte do meio ambiente e que nossas ações o impactam de alguma forma. Mas como transmitir isso para as crianças? Se para desenvolver a consciência sobre algo precisamos conhecer e entender como funciona, quando falamos sobre a natureza essa tarefa pode ser realmente difícil, principalmente, se o tema ficar circunscrito ao ambiente da sala de aula.

O Dia de Aprender Brincando, que acontece no dia 17 de maio, é uma boa oportunidade para aproximar os alunos da natureza e trabalhar a questão da consciência ambiental ao colocá-los em contato direto com o meio ambiente.

Importância de brincar na natureza

 

Além de divertido, explorar atividades que permitem o contato com os elementos da natureza melhora aspectos como a concentração, criatividade, confiança em si mesmo e pensamento crítico.

Essa ideia é defendida por especialistas e educadores ao redor do mundo. Richard Louv, cofundador da rede internacional “Children and Nature” e autor do livro “A última criança na natureza”, é um deles. Em sua obra, afirma que hoje temos uma geração alienada na natureza e, portanto, de sua significância. Para ele, se torna urgente resgatar essa proximidade, exaltando a importância do contato com o meio ambiente e os consequentes benefícios para a saúde física e psicológica das crianças.

E essa conexão com a natureza não implica necessariamente em algo elaborado, como a construção de uma horta. Incentivar que os alunos tirem os sapatos e sintam com os pés a terra, toquem as plantas e interajam com os insetos já é um ótimo começo para aprendizagens mais significativas. Brincadeiras simples como pega-pega, construção de castelos de areia, pique-esconde e caça ao tesouro incentivam essa interação com o espaço ao ar livre e o contato com a biodiversidade na prática.

Também é interessante deixar que eles descubram quais brincadeiras a natureza permite criar, como transformar um galho seco em espada, por exemplo, ou construir uma torre de pedras.

A ideia é que na medida em que as crianças vão brincando e se apropriando daquele ambiente, entendam como a natureza funciona e compreendam qual o seu papel ali, que é de respeito e cuidado com os fenômenos, elementos e espécies que habitam o espaço. Dessa forma, desenvolvem a consciência ambiental.

Inspire-se e coloque a ideia em prática no Dia de Aprender Brincando! No dia 17 de maio escolas de todo o território nacional estarão mobilizadas nesse movimento global que promove o aprendizado e o brincar ao ar livre. Inscreva a sua escola e participe!

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!