Conheça escolas ao redor do mundo que integram natureza, criatividade e comunidade

20th April 2017

Um ambiente escolar atrativo, criativo, próximo da natureza e que transforma o adulto local em um ser mais atento à presença das crianças são algumas das experiências que você vai acompanhar nesta lista. O site ArchDaily Brasil identificou 7 escolas que fazem do clima escolar um local lúdico e inovador. Confira!
Colegio Pies Descalzos – Cartagena, Colômbia

Foto – Créditos: Imagem © Sergio Gomez

Esta iniciativa na América Latina tem sido vista como um polo transformador na vida dos habitantes da região, pois oferece aos cidadãos novas alternativas de desenvolvimento pessoal e comunitário. Seu projeto arquitetônico é símbolo de orgulho da cidade, que além de oferecer uma educação ampla e diferenciada, abre suas portas para a comunidade, oferecendo equipamentos como quadras, bibliotecas e salas de aula com atividades, integrando escola e comunidade.

O colégio é obra da Fundación Pies Descalzos, organização não governamental criada pela cantora Shakira no fim da década de 1990. A escola é a sexta parceria que a organização realiza com as municipalidades colombianas para construir ambientes adequados para a prática pedagógica em escolas públicas.

Escola Plaza Ecópolis – Madri, Espanha

 

Foto – Créditos:  Imagem © Emilio P. Doiztua

O principal objetivo desta escola é o conceito de sustentabilidade e estrutura integrada que possuí uma parte acessível aos habitantes locais. A escola trabalhada tanto a conscientização dos alunos em relação ao meio ambiente, quanto a conscientização dos adultos em relação à infância.

Escola Primária Hakusui – Chiba, Japão

 

Foto – Crédito : Imagem Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

A escola aproveita a natureza que a rodeia para criar um espaço consciente e divertido para as crianças. Um grande quintal, com espaço amplo e que ajuda a misturar o aprender com o brincar.

Escola Kwel Ka Baung – Mae Sot, Tailândia

Foto – Créditos:  Architects

Localizada na fronteira entre Tailândia e Birmânia, esta escola tem como objetivo principal proporcionar educação às crianças de famílias desalojadas devido aos conflitos civis. Um projeto que foi realizado com a ajuda local.

Escola Vittra Telefonplan – Estocolmo, Suécia

Foto – Créditos: divulgação.

Nesta escola de Estocolmo, criar entornos de aprendizagem estimulantes para os estudantes faz parte de seus princípios pedagógicos. Na Vittra, não existem as salas de aula, nem paredes, mas sim, divisões especiais que criam espaços flexíveis que permitam o desenvolvimento de diferentes tipos de aprendizagem.

Jardim de Infância do Cultivo – Dong Nai, Vietnã

Foto – Crédito: Imagem © Hiroyuki Oki

Muito verde! Este jardim de infância foi desenhado para os filhos de trabalhadores de uma fábrica de sapatos no Vietnã. O espaço permite que as crianças tenham a experiência de viver o dia a dia escolar em um local repleto de verde, experimentando a natureza e aprendendo sobre a importância da agricultura.

Escola Ørestad Gymnasium – Copenhague, Dinamarca

Foto – Créditos Wojtek Gurak

Pensada para ter estímulo colaborativos. É assim que esta escola de Copenhague promove seu desenho de aprendizagem, trabalhando com pequenos grupos e gerando uma demanda reflexiva.

Os arquitetos propuseram um edifício de planta livre, que se organiza em torno de uma escada central. Com um desenho aberto, a estrutura desafia aos professores a inovar nos métodos de ensino.


Nos conte sobre a sua escola! Participe do Dia de Aprender Brincando, que acontece no próximo dia 18 de maio, e inscreva sua escola no projeto.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!