Movimento quer reconectar crianças com a natureza

18th April 2017

O movimento Children and Nature surgiu em Minneapolis, EUA, encabeçado por Richard Louv, escritor, jornalista e fundador do movimento. O escritor resolveu criar a organização sem fins lucrativos para reconectar crianças com a natureza, investindo em líderes de base locais, inspirando e apoiando-os a tomar medidas para criar um futuro no qual todas as crianças brinquem, aprendam e cresçam com a natureza em seu dia a dia.

Louv tem se interessado pelo tema desde os anos 90, em sua mais recente publicação, “A Última Criança na Natureza”, 2016, editora Aquariana, Louv traz uma provocação ao criar e falar sobre a expressão “transtorno de déficit de natureza”, que chama a atenção para o conjunto de problemas físicos e mentais que podem ocorrer por conta de uma vida desconectada da natureza.

“A Última Criança na Natureza”

A obra apresenta uma abrangente síntese de pesquisas e também de histórias de todo o mundo. O escritor relaciona a presença da natureza na vida das crianças com o bem-estar físico, emocional, social e acadêmico.

A pesquisa de Louv oferece ainda caminhos práticos e simples para restabelecer a conexão entre a criança e a natureza. O escritor esteve em 2016 no Brasil para divulgar seu livro, ele comentou ao jornal O Globo que, “alguma experiência na natureza é melhor do que nenhuma” e comentou ainda que pais e cuidadores precisam se engajar a questionar coisas como “as crianças estão molhando as mãos? ”, “estão com os pés cheios de lama? ”, se a reposta for não, ele diz que é preciso tomar uma atitude imediatamente.
Não esqueça de se inscrever no Dia de Aprender Brincando, que acontece no próximo dia 18 de maio. Participe! Veja ainda ideias para realizar no dia.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!