Brincadeiras tradicionais e contato com a natureza norteiam Dia de Aprender Brincando

17th May 2018

Com olhar atento e curioso, Sabrina, 3 anos, observa o corpo coberto de lama. Abre e fecha os dedos, mexe as pernas e leva a mão até a cabeça, sentindo o cabelo molhado com terra. “A gente tá suja, mas foi muito legal brincar lá”, fala animada sobre a piscina de lama que dividiu com os colegas de turma durante a manhã.

Planejada pelas professoras na área externa do CEI Vila Acalanto, localizado na zona sul de São Paulo, a lama foi feita com terra e água quente para driblar o frio do início do dia. Com tudo pronto, mães e crianças foram convidadas a participar dessa experiência sensorial. No início a brincadeira estava tímida, mas com o tempo o frio foi esquecido e crianças e adultos já estavam envolvidos e repletos de lama.

A piscina foi uma das atividades da escola para o Dia de Aprender Brincando, campanha global que celebra o brincar e o aprender ao ar livre. Ao longo deste 17 de maio, os 120 alunos matriculados na unidade tiveram a oportunidade de participar de uma série de brincadeiras fora da sala de aula e em contato com a natureza.

Piquenique sensorial na CEI Vila Acalanto, localizado na zona sul de São Paulo.

Além da lama, o piquenique ao ar livre foi uma das atividades preferidas das crianças. Sentados em uma mesa redonda repleta de macarrão colorido e massinha comestível, as crianças exploraram as inúmeras possibilidades do alimento. Um pouco desconfiadas no início, chegaram a perguntar se poderiam mesmo comer o material que manuseavam. Aos poucos, a comida já era parte da brincadeira.

“Oferecemos às crianças a oportunidade de brincar e aprender com elementos que, por conta da correria, nem sempre estão presentes no dia a dia”, fala a diretora Regineide Pereira. De acordo com ela, todas as atividades do dia foram pensadas para que, de forma lúdica e pedagógica, o contato com os elementos naturais fosse resgatado. Nesse sentido, as educadoras do CEI Vila Acalanto também planejaram um circuito de desafios para as crianças. Durante o percurso, deveriam pular pneus, passar por baixo de uma corda, rolar pelo plástico bolha, pisar em uma caixa de ovos e brincar com a areia livremente. A brincadeira foi uma forma divertida de trabalhar a coordenação motora e apresentar diferentes texturas.

Durante a tarde, a área externa da escola foi palco para um grande caça ao tesouro e uma rampa de concreto foi transformada em escorrega com caixas de papelão, retomando a antiga brincadeira com carrinho de rolimã. Os alunos também puderam pintar livremente com tinta comestível e participar de brincadeiras tradicionais, como amarelinha e ciranda.

Para Juliana, mãe de uma aluna, ver a filha participando dessas brincadeiras ao ar livre é algo extremamente positivo. “Estar fora da sala de aula é muito importante, é um mundo de oportunidades e descobertas que oferecemos às crianças”. A presença da mãe também foi algo planejado pela escola. A coordenadora pedagógica Gorett Santos conta que a integração com a comunidade e a família faz parte das ações da escola. “Buscamos mostrar para os pais a importância do aprender brincando”, diz.

Movimento global

Inspirado no Outdoor Classroom Day, do Reino Unido, o Dia de Aprender Brincando acontece há 3 anos no Brasil com o apoio da Associação Cidade Escola Aprendiz. Em 2018, mais de 245 mil crianças brasileiras de diferentes regiões do país participaram da data. A campanha faz parte de um movimento mundial onde pais e escolas de diferentes países são convidados a levar as crianças para um momento de brincadeira e aprendizado ao ar livre. A ideia é aproveitar as oportunidades de aprendizagem fora da sala de aula de forma divertida, possibilitando o contato com a natureza e seus benefícios para o desenvolvimento físico, social e psicológico.

No CEI Vila Acalanto, esses ganhos podem ser observados na prática. “Brincar fora da sala de aula é essencial para o desenvolvimento das crianças. Quando elas brincam ao ar livre, ficam mais calmas e apresentam resultados mais positivos nas atividades. Além disso, levam para casa a possibilidade de brincar com a natureza”, comenta a educadora Alice Lopes.

O aprender brincando fora das quatro paredes também é uma forma de explorar a criatividade, desenvolver a autonomia e preparar as crianças para a resolução de conflitos. “Com as possibilidades do Dia de Aprender Brincando, mostramos aos alunos que não existem limites no mundo para eles”, diz a coordenadora pedagógica.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!