Ideias para trabalhar a reciclagem do plástico ao ar livre

7th May 2018

O Dia de Aprender Brincando, que acontece no dia 17 de maio, é uma oportunidade para conscientizar os alunos sobre a importância de adotar práticas mais sustentáveis (inscreva a sua escola e participe!). Este ano, a campanha tem como tema a reciclagem do plástico, que pode ser trabalhada com os estudantes de diferentes formas em atividades ao ar livre.

Antes de partir para a reciclagem do material, é interessante apresentar o assunto aos alunos. Em um primeiro momento, você pode propor uma atividade para os estudantes identificarem onde o plástico está presente no dia a dia. Então, fale sobre a produção e descarte do material, apontando quais são os impactos do descarte inadequado na natureza. Diante disso, convoque os alunos para elaborar possíveis encaminhamentos para a solução desse problema.

Após estas conversas, levante o conceito de reciclagem e faça o exercício de juntos pensarem como o plástico pode ser reutilizado. Você pode aproveitar o “Desafio de sustentabilidade” e propor aos alunos o exercício de pensar como criar uma garrafa de água mais sustentável, por exemplo. Além disso, reaproveitar o material e pensar novos usos é uma forma de aproximar os estudantes da reciclagem do plástico. Pensando nisso, listamos 10 atividades que propõem reutilizações para objetos que têm o plástico como matéria-prima. Confira:

Sacola plástica

1. Peteca

Para fazer uma peteca você vai precisar de uma sacolinha, folhas de jornal ou revista e uma tesoura. O primeiro passo é cortar as alças e o fundo da sacola, transformando em um retângulo. Depois, corte o meio dessa figura e coloque uma parte da sacola em cima da outra. Pegue três ou quatro folhas e amasse bem, tentando deixar o papel no formato da base da peteca. Coloque essa base no meio das partes das sacolas sobrepostas, embrulhando-a como se fosse um ovo de páscoa. Utilize uma das alças recortadas para amarrar.

2. Pipa

Fazer pipa de sacola plástica é mais simples do que você imagina. Basta amarrar as alças da sacola com um barbante e correr contra o vento para fazê-la voar!

Garrafa pet

3. Brinquedos variados

A garrafa pet é um material que oferece infinitas possibilidades para reutilização, criação e o brincar. É possível transformar em carrinhos, animais e até aproveitar as garrafas para montar um boliche. Ajude os alunos na hora de fazer os cortes e deixe a criatividade ser o limite para personalizar os brinquedos.

4. Horta

Além de vários brinquedos, é possível fazer uma horta e trabalhar a educação ambiental. Para isso, posicione o material na horizontal e faça um corte do tamanho de um retângulo na lateral da garrafa. O corte deve ser grande o suficiente para colocar a terra e a planta crescer. Depois do corte, certifique-se que o interior está limpo para poder adicionar a terra, o adubo e a semente. Algumas hortaliças são mais indicadas para o plantio na garrafa, como alface, manjericão, hortelã e cebolinha.

Copos

5. Telefone

Para fazer um telefone você vai precisar de dois copos, barbante e fita crepe. O primeiro passo é fazer um furinho no fundo de cada copo. Depois, passar um barbante para unir os dois copos. Utilize a fita crepe para garantir que o barbante fique bem firme. Agora, as crianças já podem brincar de se comunicar a distância. Aproveite a atividade para trabalhar com os alunos como as ondas sonoras funcionam.

6. Sequências

Pintados com cores ou símbolos diferentes, os copos plásticos também podem ser reutilizados para trabalhar o conceito de sequência com as crianças. Você pode criar uma sequência e pedir para as crianças reproduzirem ou vocês podem criar juntos a série.

Tampinha de garrafa

7. Jogo de tabuleiro

Depois de reutilizar as garrafas, é hora de aproveitar as tampinhas. Jogos de tabuleiro, como jogo da velha ou damas, são uma boa forma de reutilizar o material. Basta pintar a tampinha com cores e símbolos diferentes. O tabuleiro pode ser desenhado em uma folha de papel, mas, como os estudantes estarão fora da sala de aula, pode-se aproveitar o próprio chão ou a areia para desenhar.

8. Pião

A tradicional brincadeira de jogar pião também pode ser feita com as tampinhas. Fazer o brinquedo é simples: é preciso furá-las também no meio e encaixar no buraco um palito de churrasco.

Potinhos de iogurte

9. Bilboquê

Originalmente de madeira, o bilboquê é um brinquedo antigo de tradição indígena no Brasil. Para fazer com potinhos de iogurte, é preciso furar a base do material e encaixar um palito sorvete. Depois, fazer um contrapeso com barbante e uma bolinha de papel.

10. Jogo da memória

Você também pode transformar o material em um jogo da memória. Para isso, as crianças podem pintar a parte interna dos potinhos com cores diferentes, fazer desenhos ou escrever numerais.

Aproveite o Dia de Aprender Brincando para colocar as atividades em prática! Inscreva a sua escola e participe! Não esqueça de compartilhar a experiência dos seus alunos nas redes sociais com a hashtag #DiaDeAprenderBrincando.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!