O Dia de Aprender Brincando no Brasil reafirma que o brincar é a melhor forma de desenvolvimento da criança

13th October 2016

O Dia de Aprender Brincando é uma campanha mundial que aconteceu em 6 de outubro deste ano. A ação mobilizou em torno de 480 mil crianças de 3.300 escolas de 50 países participantes. A ideia é que elas saíssem de dentro das salas de aula e desenvolvessem atividades ao ar livre na própria escola ou no território onde estudam.

O Brasil participou pela primeira vez desta campanha e o resultado foi um sucesso: 136 escolas aderiram e mais de 18 mil crianças participaram. Na escola Spazio Bambini, Blumenau, Santa Catarina, nem a chuva desmotivou as crianças, que aproveitaram para brincar sem se preocupar em sujar a roupa.

foto-spazio-bambiniFoto: divulgação – Escola Spazio Bambini

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes, localizada na região central da cidade de São Paulo também participou do Dia de Aprender Brincando. Eles levaram seus alunos até a Praça Roosevelt, local próximo do ambiente escolar. A Praça foi revitalizada em outubro de 2012, hoje ela é mais uma área de lazer e espaço brincante da cidade.

“É durante o brincar, é durante o faz de conta que a vida se torna real, se faz presente”, comenta Monica Galibe, diretora da EMEI Gabriel Prestes.

foto-emei-gabriel-prestesFoto: divulgação – Escola Gabriel Prestes

Os alunos da EMEF Duque de Caxias, em São Paulo, realizaram uma atividade diferente no Dia de Aprender Brincando. Eles participaram de uma “Aula Pública” comandada pelos alunos ao lado do professor Paulo Magalhães.

escola-duque-de-caxiasFoto: divulgação – Escola Duque de Caxias

A escola é um dos parceiros fundamentais para assegurar o direito do brincar livremente da criança. No Dia de Aprender Brincando várias instituições de todo o Brasil engajaram-se nesse compromisso e a brincadeira rolou solta. Entre elas gincanas (corrida do saco, brincadeiras de equilíbrio, coordenação motora), jogos lúdicos, estratégia e contação de história. Algumas escolas ainda realizaram brincadeiras temáticas trazendo o folclore brasileiro ao brincar e organizaram passeios coletivos com as crianças pelo território.

A ação, promovida pela primeira vez no país e organizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio de OMO Brasil, despertou ainda mais o olhar para o brincar como direito vital para o desenvolvimento da criança. Cada vez mais escolas e agentes se empenham na causa do brincar. Este foi só o começo, nos vemos ano que vem!

* texto por Dalila Ferreira

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!