No Brasil, 250 mil crianças participam do Dia de Aprender Brincando 2018

21st May 2018

Dia de Aprender Brincando deste ano contou com a participação de 250 mil crianças de todo o país! No dia 17 de maio, em mais de 500 cidades espalhadas pelo território nacional, 1746 escolas mobilizaram seus alunos para brincar e aprender fora da sala de aula. Essa foi a terceira edição da campanha, realizada no Brasil pela Associação Cidade Escola Aprendiz. Ao todo, mais de 1,7 milhão de crianças em mais de 110 países participaram da ação.

“O maior resultado deste ano foi saber que muitas escolas estão incorporando o aprender e brincar ao ar livre no seu cotidiano. Isso indica que o Dia de Aprender Brincando opera como um disparador dessas reflexões e contribui para a criação de práticas alinhadas à educação integral“, afirma Raiana Ribeiro, Coordenadora de Programas da Associação Cidade Escola Aprendiz.

De norte a sul do país, centenas de educadores se engajaram para planejar atividades criativas que proporcionaram às crianças momentos de aprendizado e brincadeira fora da sala de aula. “O trabalho de mobilização das escolas envolveu uma série de estratégias, desde o contato com organizações e secretarias de educação parceiras, passando pela comunicação e, claro, o suporte que a campanha oferece aos educadores que ainda não se sentem seguros para realizar uma atividade fora da sala de aula”, explica Raiana.

Em 2018, a mobilização contou com a parceria da Aliança pela Infância, Avante, Rede Marista, ICEP, Casa da Árvore, Eco-Escolas e de diversas secretarias de educação que aderiram à campanha.

CEMEI Bernardina Ferreira de Andrade, em Bebedouro, foi uma das escolas que participou do Dia de Aprender Brincando

Nas redes sociais, mais de 4,7 milhões de pessoas foram alcançadas por fotos e vídeos publicados com a hashtag #DiaDeAprenderBrincando. “A adesão ao Dia de Aprender Brincando tem revelado que há uma grande abertura dos educadores brasileiros em repensar os tempos e espaços da aprendizagem. Recebemos imagens de escolas de todo o país que mostram o engajamento dos professores com a proposta de aprender e brincar fora da sala de aula”, comemora Raiana.

Veja algumas das fotos compartilhadas em nossa página do Facebook das atividades realizadas com alunos ao redor do Brasil:

Movimento global pelo aprender brincando

O Dia de Aprender Brincando é inspirado no Outdoor Classroom Day (Dia Fora da Sala de Aula) do Reino Unido, campanha que integra o movimento global que celebra e inspira o brincar e o aprender fora da sala de aula. A ideia da data é que, em pelo menos uma aula do seu dia letivo, os alunos tenham a oportunidade de vivenciar uma experiência ao ar livre. Em diferentes países, educadores e pais estão mobilizados para chamar a atenção para o tema, sensibilizando a sociedade para a necessidade de explorar as oportunidades de aprendizado para além da sala de aula, proporcionando o contato com a natureza e seus benefícios para o desenvolvimento social, físico e psicológico das crianças.

 

 

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!