Veja atividades programadas para o Dia de Aprender Brincando pelo Brasil afora

16th May 2018

O Dia de Aprender Brincando é amanhã! Em vários países, crianças de diferentes idades terão a oportunidade de brincar e aprender ao ar livre. Até o momento já são mais de 234 mil crianças brasileiras de todas as regiões do país inscritas para participar desse dia.

Você ainda pode inscrever a sua escola ou iniciativa para participar do Dia de Aprender Brincando! Listamos atividades de diferentes escolas do Brasil que aderiram ao movimento para te inspirar amanhã. Confira:

Mucugê/BA

Em Mucugê, na Bahia, a Escola Municipal José Paulo de Lima planejou para os alunos uma programação com música, arte, teatro, dança, leitura, contação de histórias e atividades lúdicas ao ar livre. Já na Escola Municipal Augusto Landulfo Medrado, as crianças vão participar de brincadeiras como amarelinha, corrida do saco, dança da cadeira e dinâmicas com bexigas.

Canaã dos Carajás/PA

A Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, Pará, preparou 10 brincadeiras diferentes que serão realizadas na praça em frente à escola. Entre as brincadeiras propostas estão: elefante colorido, escravos de jó com bambolê e rouba rabo. No geral, as atividades pretendem trabalhar com os alunos a coordenação motora, sensibilidade rítmica, desenvolvimento da atenção e percepção de tempo e espaço.

São João da Barra/RJ

No município de São João da Barra, Rio de Janeiro, a escola Francisco Alves Toledo pretende fazer com os alunos atividades lúdicas com tintas e recursos naturais, como folhas e troncos de árvores. Na Escola Estadual Municipal Monoel Luiz Nogueira, as crianças vão participar de gincanas, leituras e atividades lúdicas com jogos de matemática.

Ananindeua/PA

O Centro Municipal de Referência em Educação Infantil Girassol, de Ananindeua, Pará, preparou para os alunos uma série de atividades ao ar livre. Entre elas, oficina de brinquedos com materiais pedagógicos adaptados com recursos recicláveis, oficina de pintura e desenhos livres, brincadeiras de roda e ritmo e movimento por meio da dança.

Itamonte/MG

A Escola Municipal Bruno Fonseca Pinto está localizada na área rural de Itamonte, Minas Gerais. Por isso, pretende aproveitar as ferramentas naturais disponíveis no território para proporcionar aos alunos experiências de aprender brincando ao ar livre. Neste dia, as crianças serão levadas para banho de cachoeira, cavalgada, ciclismo e pintura com argila.

Ourolândia/BA

Em Ourolândia, na Bahia, a Escola Municipal Hailton José de Brito planejou atividades para desenvolver a leitura, agilidade corporal, colaboração, criatividade e equilíbrio dos alunos. Além disso, pretendem promover a socialização através dos jogos e brincadeiras e possibilitar que as crianças encontrem soluções para os conflitos interpessoais durante as atividades. Já na Escola Municipal Horácio Barbosa de Miranda, os educadores vão resgatar com os estudantes as histórias das brincadeiras e dos brinquedos, promovendo o gosto pelo brincar.

Cabo de Santo Agostinho/PE

A Escola Municipal José Cisneiro Cavalcanti planejou uma programação para o Dia de Aprender Brincando que inclui atividades com jogos matemáticos em todos os eixos da disciplina integradas com músicas de roda e outras brincadeiras. O objetivo é realizar um trabalho que explora os componentes curriculares por meio das brincadeiras. Na mesma cidade, a Escola Vereador José Procópio Nascimento, localizada na zona rural, pretende fazer uma aula passeio com os alunos, levando as crianças para tomar banho de rio, fazer piquenique, jogar bola e brincar de peteca.

Nova Viçosa/BA

No Dia de Aprender Brincando, a Creche Municipal Professora Emília Sulz, de Nova Viçosa, Bahia, vai aproveitar que está localizada em comunidade quilombola para trabalhar com os alunos a cultura local. Os educadores planejaram um roteiro de atividades ao ar livre que inclui brincadeiras de roda, oficina de brinquedos com materiais recicláveis e biblioteca ao ar livre com livros sobre a cultura quilombola.

Minador do Negrão/AL

No município de Minador do Negrão, Alagoas, a Escola Municipal Nossa Senhora das Graças fez uma programação especial para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Serão realizadas atividades como trilha geográfica na praça, criação de horta suspensa, roda de leitura, jogos com a língua inglesa, jogos com matemática, brincadeiras com balões e bolas na área externa.

Não se esqueça: o Dia de Aprender Brincando é amanhã! Inscreva a sua escola ou iniciativa e faça parte desse movimento global que promove o brincar e o aprender ao ar livre! Compartilhe sua experiência nas redes sociais usando a hashtag #DiaDeAprenderBrincando.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!