6 livros de autores brasileiros e consagrados para inspirar dias de leitura ao ar livre

4th May 2017

Do nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender

Autores da literatura brasileira e mundialmente consagrados também dedicaram parte de suas obras às crianças. Muitos deles possuem livros publicados em vários países e traduzidos para inúmeros idiomas. E para inspirar ainda mais os pais, professores, educadores e responsáveis no Dia de Aprender Brincando, e em todos os dias do ano, confira três autores e suas histórias voltadas para os pequenos.

Antes de começar, uma sugestão: que tal contar essas histórias ao ar livre?

Autora: Clarice Lispector nasceu em 1920 na Ucrânia, mas foi no Brasil que se criou, que viveu e que se constituiu numa das mais renomadas escritoras nacionais. Dentre suas publicações, destacam-se títulos infantis, alguns deles escritos para os próprios filhos, Pedro e Paulo, quando pequenos. Confira dois livros dessa autora:

“O mistério do coelho pensante” e “Quase de verdade”. Texto de Clarice Lispector, com ilustrações de Kammal João e Carla Irusta, respectivamente. Os livros foram publicados pela Editora Rocco-Jovens Leitores.

“O mistério do coelho pensante” foi um conto criado pela autora a partir de suas experiências, vivenciadas com os dois filhos, com coelhos de estimação. A história é escrita quase em tom de conversa ou de carta pessoal em que Clarice se dirige a Paulo, um dos filhos, e com certeza também a todos nós, leitores.

Joãozinho é um coelho branco e vive em sua gaiola. Misteriosamente, ele, que, ao remexer o nariz, descobre um jeito secreto de sair de sua gaiola e se aventurar pelo mundo. Como descobrir esse segredo? O que fazer para evitar suas fugas? E é mexendo e remexendo o nariz que Clarice, e seus leitores, podem perseguir esse mistério e outros tantos que são apresentados na obra.

“Quase de verdade” é uma história narrada por Ulisses, o cachorro cuja dona é Clarice. Nessa história ele relata aventuras vividas no quintal de Dona Oniria e Seu Onofre, com elementos da natureza que ali habitam ou transita e que surpreendentemente possuem nomes sempre iniciados com O (para lembrar os ovos que estão presentes nos bolos fantásticos feitos por Oniria!), como os galos Ovidio e Odissea e a nuvem Oxelia. A aventura se desenrola a partir de decisões da figueira, uma árvore ditadora e sovina, que bagunça todo o quintal. Será preciso, então, que os galos e galinhas consigam ajuda para resolver essa situação.

Autor: Erico Veríssimo é escritor de contos e romances mais do que conhecidos, ele também resolveu contar grandes histórias aos pequenos. Nascido no Rio Grande do Sul, em 1905, teve muitos trabalhos diferentes antes de se dedicar à escrita literária e se dizia ser apenas “um contador de histórias”. Para as crianças, produziu vários livros, entre eles alguns que fazem parte da Coleção Erico Veríssimo, da Companhia das Letrinhas. Veja dois deles aqui:

“O urso com música na barriga” e “A vida do elefante Basílio”, texto de Erico Veríssimo e ilustrações de Eva Furnari. Os livros saíram pela Editora Companhia das Letrinhas

“A vida do elefante Basílio” é um livro organizado em capítulos e traz a biografia desse herói que nasceu em Bengala, na Índia, e correu o mundo, vivendo num zoológico, num circo e se tornando o amigo de estimação do garoto Gilberto. Ao longo de suas aventuras, Basílio aprende muito sobre as coisas e sobre a vida!

Lá no maravilhoso e imenso Bosque Perdido se passou a história do “Urso com Música na Barriga”. Foi uma história tão incrível que todos os moradores do Bosque Perdido comentaram, desde seu nascimento. Saiu até como notícia no jornal: porque o incrível ursinho não chorava, mas tocava música. Acontece que seu irmão, o Urso-Maluco, resolveu pregar uma peça e deixar o Urso com Música na Barriga na beira da estrada. E o que acontecerá com esse pequeno e bonzinho urso? Onde irá parar? Com quem? Leia e descubra este mistério!

E para fechar com chave de ouro essa leva de indicações, que tal um grande poeta? Sim, Mario Quintana também escreveu poemas que dedicou às crianças e jovens. Dentre seus livros para esse público, destacamos aqui:

“Lili inventa o mundo”, texto de Mario Quintana, ilustrações de Suppa e saiu pela Editora Global. O “Pé de pilão”, texto de Mario Quintana, ilustrações de Cárcamo, a publicação pela Editora Ática.

“Lili inventa o mundo” e é uma princesa que deseja entender o que vê e vive todos os dias, como as estações do ano, o vento, a mentira, os sonhos das lagartas… Lili é assim como todas as crianças – e como todos os que têm alma de criança: sonha, imagina, inventa… E assim são também as poesias de Lili inventa o mundo, para alimentar a alma infantil de seus leitores.

“Pé de pilão” é composto integralmente por versos duplos e rimados, muito divertidos e que vão compondo uma pequena grande história – que só podia ser criada por um grande poeta! – na qual surgem os mais diferentes e inusitados personagens, como animais, crianças, fadas e bruxas e que vão se entrelaçando e originando mais história e mais personagens.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!