Em São Paulo, oficina sensibiliza educadoras para garantia do Direito ao Brincar na escola

29th April 2017

“Do que você brincava quando era criança?”

Foi com esta indagação que teve início a primeira oficina da Campanha #DiadeAprenderBrincando destinada a educadoras e educadores da cidade de São Paulo. A atividade aconteceu nos dias 24 e 27 de abril na EMEI João Theodoro, escola localizada no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista. A escolha não foi à toa, já que a unidade escolar possui uma diversidade cultural muito grande. Ao menos ¼ das crianças que ali estudam são imigrantes ou integram a primeira geração de famílias bolivianas, paraguaias, peruanas ou chinesas.

O objetivo da ação foi sensibilizar as educadoras para o papel do brincar no desenvolvimento integral das crianças, discutindo seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e, posteriormente, na vida adulta. Com a diversidade que caracteriza a escola, a oficina destacou também como o brincar pode potencializar a multiculturalidade e a construção de relações sociais baseadas na solidariedade e no respeito mútuo.

Professoras participam de oficina do Dia de Aprender Brincando em São Paulo

Para resgatar as brincadeiras que permearam a infância das educadoras, foi realizada uma coleta de experiências que contribuíram de maneira expressiva para a formação de suas identidades, assim como para a forma com que se relacionam com o mundo. Relatos como “brincar de casinha debaixo da árvore”, “fazer fogão de barro” e “correr pela rua”, foram alguns dos exemplos trazidos.

As educadoras narraram como utilizavam o território em suas brincadeiras e lamentaram o fato de as crianças estarem hoje confinadas em apartamentos e sem espaços públicos de qualidade, tendo apenas a escola como um espaço real para o brincar. Diante desse cenário, elas reafirmaram seu compromisso em garantir condições adequadas para assegurar o Direito das crianças ao Brincar.

A atividade contou com a presença de representante da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, que pode relacionar a questão do brincar aos hábitos alimentares e de higiene das crianças, fazendo da oficina um espaço de troca de conhecimento entre a escola e os agentes do território.

Professoras participam de oficina sobre o Dia de Aprender Brincando

Gostou dessa oficina? Conheça os recursos que a Campanha Dia de Aprender Brincando disponibiliza para os educadores e leve para a escola da sua comunidade!

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!