Ideias criativas para pular corda com as crianças

27th April 2017

As brincadeiras com corda são conhecidas pela maioria dos adultos e crianças. Além disso, é uma boa brincadeira para se fazer ao ar livre e que estimula o movimento e a coordenação motora. Confira algumas brincadeiras e cantigas que separamos para incentivar o movimento e a brincadeira.

Separe uma corda, junte as crianças e vamos pular!

Para Brincar: Cobrinha

Duas pessoas, sentadas no chão, seguram as pontas de uma corda bem comprida. Elas começam a fazer um movimento de cobrinha com a corda no chão, as crianças da fila começam a pular a cobrinha e a cantar a música abaixo. De vez em quando a dupla que movimenta a corda levanta a cobrinha do chão. Gerando um desafio para as crianças que passam e pulam pela corda.

Versinho:

A cobrinha, a cobrinha não tem pé
A cobrinha, a cobrinha não tem mão
E como é que ela faz para subir
No pézinho de limão?

Ela se estica,se encolhe seu corpo é todo mole.
Ela se estica,se encolhe seu corpo é todo mole.

Vai limãozinho,vai vai limãozinho,
vai limãozinho,vai vai limãozinho.

Para ouvir, música da “Cobrinha” clique aqui.

Para brincar: Dança das cordas

Enquanto duas crianças batem ou giram a corda, outras duas pulam, mas de um jeito um pouquinho diferente: o desafio é dançar enquanto saltam. Elas precisam fazer passinhos ou até trocar de lugar com parceiro que está pulando. A ideia é ser bem criativo e continuar pulando a corda sem errar.

Para brincar: Cordinha

Duas crianças batem ou giram a corda, enquanto uma terceira criança pula e diz: “cor-di-nha.” Cada sílaba dita corresponde a um pulo. Quando a criança que pula fala a palavra completinha, ela sai da corda e dá vez a outro participante. Quem está pulando não pode pisar na corda.

Para brincar: Ovo

Duas crianças batem corda enquanto uma outra participante pula, cantando a música abaixo.
Para a parte “O ovo caiu no chão”, quem está pulando deixa cair algo (uma pedrinha pequena, ou uma bolinha pequena de pano, por exemplo).
No verso seguinte, “Agora vou apanhar”, e ela tem que pegar o objeto. Após, quando canta “E vou me mandar”, precisa sair da corda sem tropeçar.

Versinho:
“Mamãe mandou
Comprar um ovo
O ovo caiu no chão
Agora vou apanhar
E vou me mandar!”

Para brincar: Fio elétrico

Na brincadeira, duas crianças esticam uma corda na altura do pescoço. As demais participantes devem passar por baixo dela, sem encostar na corda. Já na segunda rodada, as crianças que estão segurando a corda devem abaixá-la um pouco mais. Todos voltam a passar debaixo da corda, mas sem encostar. Na terceira rodada, abaixa-se mais. E assim por diante, ficando cada vez mais difícil não tocar a corda.

Para brincar: Homem bateu

Duas pessoas batem corda e uma terceira pula. O trio canta a música abaixo e seguindo as instruções que cada frase pede:

Um homem bateu em minha porta e eu, a – bri. (nesta parte da cantiga apenas pular a corda);
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (neste momento a criança pula e,
rapidamente, abaixa e toca o chão);
Senhoras e senhores, pulem num pé só (agora a criança pula com um só pé);
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (a criança pula e roda);
E vá, pro olho, da rua! (a criança sai da corda mas sem deixar que a corda encoste nela).

Para Brincar: Cabo de Guerra:

As crianças devem estar divididas em duas equipes equilibradas, tanto em termos de força quanto em número de participantes. Vai ser necessário usar uma corda e colocar uma marca no centro dela, uma fita, por exemplo.

Faça uma marcação no chão, que será o limite de espaço de cada equipe. Estique a alinhe a corda, posicione os participantes segurando a corda e enfileirados de cada lado dela. Deixe um espaço de mais ou menos 1,5 metros de corda livre no meio.

Ao escutar o “já”, os participantes devem começar a puxar a corda para trás, com toda sua força. Ganha a equipe que conseguir trazer e fazer com que a outra equipe inteira atravesse a linha limite marcada anteriormente no chão.

No próximo dia 17 de maio, escolas do Brasil inteiro estarão mobilizadas para celebrar o Dia de Aprender Brincando, a iniciativa promove o brincar fora da sala de aula.

Parte de um projeto global que reúne experiências de aprendizagem de crianças ao ar livre, a campanha ressalta os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento integral de meninos e meninas. Inspire-se e inscreva sua escola!

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!