Como o brincar apoia o desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down?

27th April 2017

Do nosso parceiro: Movimento Down

As crianças com síndrome de Down necessitam de muitos estímulos desde o momento que nascem. E uma boa forma de incentivar os pequeninos é através das brincadeiras. Assim, meninos e meninas aprendem a socializar, adquirem conhecimentos que estimulam a cognição, além de desenvolverem aptidões motoras e de comportamento.

O brincar é visto como uma prática tão importante que é uma das ferramentas mais usadas por terapeutas ocupacionais para auxiliar o desenvolvimento de crianças com a trissomia. Tanto pais quanto professores e educadores também podem usar dessa ferramenta tão gostosa e importante na vida de uma criança para colaborar com o desenvolvimento de seus filhos e educandos.

“A criança com síndrome de Down pode ser estimulada em várias áreas. Se é um bebê, nós ajudamos a desenvolver habilidades motoras grossas (mais básicas). Depois, trabalhamos a motricidade mais fina, como usar dois dedos para pegar objetos, a partir de brinquedos de encaixe. Quando cresce um pouco, usamos brinquedos para ajudar no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, explica a terapeuta ocupacional Miryam Pelosi, uma das coordenadoras do projeto TO Brincando Movimento Down e Correios.

O projeto existe desde 2012 e trabalha com brinquedos e brincadeiras que favorecem o aprendizado de conceitos, linguagem, raciocínio lógico e percepção corporal. É com jogos e brinquedos existentes no mercado que terapeutas ocupacionais do TO Brincando desenvolvem uma série de atividades que apoiam o desenvolvimento da criança, além de adaptações para facilitar o acesso e a comunicação durante a brincadeira.

Confira algumas brincadeiras que usam recursos simples e acessíveis para que crianças com Down possam aproveitar uma infância lúdica e repleta de brincadeira, como deve ser.

 

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!