9 inspirações para meninos e meninas brincarem com bola

27th April 2017

A bola é um objeto que faz parte das brincadeiras de muitas crianças. Ela é versátil, contém diversos tamanhos, pesos e traz consigo uma série de brincadeiras criativas. Separamos alguns jogos repletos de desafios e passatempos para a criançada fazer a festa.

Para brincar: Cabriola, cadê a bola?

As crianças devem escolher uma outra criança para ser o Cabriola, após, o Cabriola deve ficar na frente, virado de costas para o grupo e com uma bola na mão.

Para começar a brincadeira, o Cabriola precisa jogar a bola para o alto e para trás, e uma outra criança do grupo a esconde. Após, o grupo pergunta “Cabriola, cadê a bola?”, e o Cabriola tem que adivinhar com quem ela está.

Se ele conseguir adivinhar, a criança que escondeu a bola vira o novo Cabriola.

Para brincar: Palavras cruzadas

Três ou mais crianças fazem uma roda e escolhem uma letra do alfabeto. Após, elas precisam jogar a bola uma para outra, dizendo palavras com a letra escolhida. A criança que errar sai da roda. Ganha quem ficar por último

Para brincar: Paribola

Primeiro as crianças se reúnem em grupo e ficam de frente para uma criança, que está segurando uma bola. Ela escolhe um tema, por exemplo “cores”, e as outras crianças têm que dizer palavras dentro desse tema.

Após, a criança que está com a bola fala uma das palavras que já foi dita por alguém (por exemplo: amarelo), joga a bola para cima e sai correndo. Os outros participantes também correm.

Mas a criança que disse “amarelo” antes deve pegar a bola rapidamente e dizer: “Paribola”.

Quando ela diz isso, todas as crianças têm que ficar paradas onde estão. Depois disso, a criança que está com a bola tem que dar três passos para tentar queimar alguém.

Caso ela consiga, a brincadeira recomeça com a outra pessoa no lugar. Se não conseguir, ela volta a brincadeira.


Para brincar: Ameba de equipe

Divididos em dois times, a brincadeira funciona como uma queimada tradicional, em que o jogador que estiver com a bola tem que tentar acertar o jogador do time adversário.

Assim, quem for queimado senta e, sem sair do lugar, tenta queimar uma criança do outro time. Ganha a equipe que queimar todo o time adversário primeiro.

Para brincar: Boliche de perguntas

Para começar a brincadeira é necessário formar dois grupos e cada um tem que derrubar 10 garrafas do campo adversário.

As garrafas devem ser derrubadas com uma bola; dentro das garrafas há perguntas para os participantes. Ao derrubar as garrafas os participantes precisam responder as perguntas das garrafas derrubadas. A equipe que acertar mais respostas ganha o jogo.

Para brincar: Futebol cego

Para brincar, é preciso duas duplas. A perna direita de uma criança é amarrada à perna esquerda da outra, e uma delas vai ter os olhos vendados. Quem estiver com os olhos abertos tem que dar direções para levar a criança vendada até a bola. Ganha a dupla que conseguir acertar a bola no gol.

Para brincar: Gulu

Os participantes ficam passando uma bola de um para o outro com os pés ou com as mãos, a escolha fica a critério do grupo. Enquanto uma criança fica como “gulu” ou “maluquinho”, tentando capturar a bola. Quando a criança conseguir pegar a bola, deixa de ser o “gulu” e troca de lugar com o último participante que tocou na bola.

Para brincar: Palavras cruzadas

Três crianças ou mais fazem uma roda e escolhem uma letra do alfabeto. Depois da escolha, elas têm que jogar a bola uma para outra, dizendo palavras com a letra escolhida. Quem errar sai da roda. Ganha quem ficar por último.

Para brincar: Queima coração

Para brincar, é preciso separar os amigos em dois times, que vão participar de um jogo de queimada. Antes de a brincadeira começar, cada time precisa decidir, em segredo, quem vai ser o “coração” do grupo. O “coração” é aquele que não pode ser queimado e tem que ser secretamente protegido pelo grupo. Ganha a equipe que queimar primeiro o “coração” do grupo adversário.

No próximo dia 17 de maio, escolas do Brasil inteiro estarão mobilizadas para celebrar o Dia de Aprender Brincando, a iniciativa promove o brincar fora da sala de aula.

Parte de um projeto global que reúne experiências de aprendizagem de crianças ao ar livre, a campanha ressalta os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento integral de meninos e meninas. Inspire-se e inscreva sua escola!

 

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!