Cada brincadeira representa uma simbologia na vida da criança

26th April 2017

Do nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender

Renata Meirelles é pesquisadora e educadora, uma das mais importantes referências quando se fala no mundo lúdico infantil. Renata já realizou diversas observações e registros de brincadeiras por várias regiões do Brasil. Projetos como o BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica (que rendeu o livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”) e o projeto que virou filme, “Território do Brincar”.

A seguir, ela expõe sua visão sobre como cada brincadeira pode representar algo diferente na vida de uma criança.

Importância do brincar no chão 

“O mundo da criança começa no chão. É de lá que partem seus movimentos e é este o espaço com o qual ela tem mais proximidade no início da vida. O chão é o lugar onde se fixam as raízes, de onde tudo parte para vingar. Explorar a terra, cavar buracos, plantar e ver crescer são ações de compreensão sobre a estrutura do mundo. Como as coisas nascem? Onde é o centro das coisas? O que há embaixo da superfície? Quando se brinca no chão é preciso estar agachado ou de cócoras, ou seja, dobrado sobre si mesmo. Esse debruçar-se sobre o próprio ser é um momento íntimo e concentrado, no qual a criança mergulha para dentro e ‘escava’ para chegar ao mundo interno. É essa atitude cuidadosa de elaboração das experiências que permitirá construir laços íntimos com o mundo. ”

Brincadeira de Casinha

Casinhas e Guisadinhos no Vale do Jequitinhonha, documentário de Renata Meirelles, David Reeks e Fernanda Heinz Figueiredo (2014).

“Brincar de casinha é ser capaz de organizar um espaço. Essa arrumação possui certo procedimento. Primeiro se limpa o terreno e se define o território que será utilizado. Depois, são elevadas as paredes, que marcarão os limites do espaço de intimidade. Depois, são escolhidos os objetos que estarão dentro da casa e estes serão dispostos de forma específica. Se pensarmos na construção da casinha como a construção de si mesmo, veremos que os processos são bastante similares. Cada um delimitará seu espaço interior, definindo seus limites com o mundo. Desta forma, esta parte de dentro estará protegida, mas poderá ter aberturas que permitam trocas com o lado de fora. Há a possibilidade de ver e ser visto ou de se esconder. Os conteúdos internos presentes não serão aleatórios e deverão ser organizados de acordo com seu significado e função. A brincadeira de casinha pode transformar-se em uma brincadeira de construção de uma fortaleza ou abrigo. Nesse caso, a maior preocupação será proteger o interior, ou seja, aprender a defender o próprio território.”

Brincando de cozinhar

Livro Cozinhando no Quintal, de Renata Meirelles (Editora Terceiro Nome, 2014).

“A cozinha é um espaço social. Nela acontecem conversas, trocas, vivências de sabores, cores e cheiros. Além disso, aquilo que é preparado frequentemente é feito para ser partilhado com o outro. Não importa se a comida é feita com ingredientes comestíveis ou se com terra, areia, massinha, plantas. O importante é o processo vivido.
Cozinhar é uma experiência que permite transformar os ingredientes, combiná-los, separá-los, ver como interagem. Pode-se ainda perceber esteticamente a disposição das comidas, imaginar como são feitas as receitas, descobrir os tempos de cada etapa do fazer… Essa vivência da temporalidade, das transformações e das interações entre elementos são processos presentes também nas relações humanas.”

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!