Cuidar do tempo de nossas crianças

25th April 2017

Do nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender

Cada fase da vida tem sua beleza e importância. A infância, fase onde a criança constrói suas relações sociais necessárias, estabelece os próprios laços e aprende a se relacionar com o outro e mediar esses códigos é o período mais importante do ser humano. E o brincar com qualidade, liberdade e sobretudo, ao ar livre, se faz necessário para que o crescimento dessa criança seja garantido de forma plena.

Ter o privilégio de proporcionar à criança diversas atividades ao logo dia pode ser algo muito bom, contudo, quando se tem muitas atividades extraescolares monitoradas por adultos essa criança pode perder um tempo precioso: o do brincar e fazer o que só se faz nessa fase da vida.

Será que a vida moderna está possibilitando que elas continuem a fazer as brincadeiras que colocam em jogo sua imaginação e criatividade?

Confira, hipoteticamente, uma conta para visualizar como é o dia a dia de uma criança que faz muitas atividades monitoradas.
Considerando as 12 horas de um dia como o tempo “útil” para as atividades, e pensando nas horas utilizadas em uma semana – 60 horas – uma criança que tenha muitas atividades passa, em média:

– 5 horas na escola todos os dias = 25 horas;
– 2 horas em atividade esportiva, duas vezes por semana = 4 horas;
-1 hora em aulas de idiomas, três vezes por semana = 3 horas;
– 30 minutos no trajeto das atividades = 4 horas;
– 1 hora em tarefas escolares todos os dias = 5 horas;
– 1 hora e 30 minutos nas refeições = 7,5 horas .

Restam, dessa forma, um pouco mais de 1 hora por dia para que ela brinque e faça o que realmente só pode ser feito quando se é criança: usar toda a imaginação a serviço da diversão! Contudo, se ela fica essa 1 hora jogando em aparelhos eletrônicos, outros tipos de brincadeiras acabam perdendo totalmente seu espaço.

Foto Destaque – Créditos: Tiago Queiroz/Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!