O brincar como instrumento positivo na diminuição da evasão escolar

4th October 2016

Uma das principais diretrizes de trabalho do Projeto Aluno Presente é identificar e reinserir na escola pública crianças entre 6 e 14 anos, que estão fora da escola ou em risco de evasão. O projeto atua em todo o município do Rio de Janeiro e busca entender os motivos da infrequência, do abandono e da evasão escolar. A partir disso, a iniciativa atua no território colocando articuladores em campo.

Há muitos fatores para analisar este cenário, dentre eles está a capacidade da escola em manter estas crianças em seu interior, considerando o elemento afetivo das relações interpessoais e também a abordagem pedagógica inclusiva e estimulante.

Dados do Censo Escolar de 2015 mostram que 3 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora das salas de aula. Entretanto, mesmo com muito trabalho pela frente, o Projeto Aluno Presente já conseguiu localizar 17.633 crianças que estavam fora da escola e inserir 16.239 delas na rede municipal de ensino, entre janeiro de 2014 e junho de 2016.

São diversas as ferramentas de atuação para trazer uma criança e mantê-la usufruindo do período escolar. E neste caso, o clima positivo do brincar pode ser compreendido como um passo importante para essa causa.

“O brincar é uma das formas de introdução de um elemento renovador e pedagógico. Considerando seu potencial de cultivar o prazer e a socialização afetiva para que aquele aluno esteja na escola”, comenta Julia Ventura, gestora do Projeto Aluno Presente.

O brincar é um direito fundamental da criança. É nesse momento que ela cria conexões consigo e com o mundo ao seu redor, afirmando valores para desenvolver-se plenamente. É nesta perspectiva que no próximo dia 6 de outubro, quinta-feira, escolas em todo território brasileiro e no mundo abrirão espaço em sua programação para juntar-se a iniciativa global do Dia de Aprender Brincando.

Para Julia Ventura, criar um dia específico que destaque a importância do brincar é fundamental: “Enquanto campanha conscientizadora, é importante mostrar que a escola pode ser um espaço de prazer e de celebração da vida, seja em que contexto ela estiver. E não para esconder os problemas, mas para sinalizar novos potenciais e novas perspectivas para a ação escolar entre todos os seus agentes”, explica.

foto-2

Foto: Acervo Aprendiz

O Aluno Presente acredita que uma escola mais eficiente em contribuir para a permanência de seus alunos é aquela que respeita e valoriza a subjetividade das crianças e de suas famílias. Envolver por meio de atividades integradoras ao ambiente escolar funciona como um bom estímulo pedagógico ao interesse pela escolarização.

A ação Dia de Aprender Brincando acontece pela primeira vez no Brasil e é promovida pela Cidade Escola Aprendiz, com o apoio de OMO. Inclua a sua escola nesta ação e defenda esse direito. 

Texto por Dalila Ferreira | Foto de abertura do Acervo Aprendiz

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!