Defender o brincar é garantir o desenvolvimento pleno da criança

3rd October 2016

Os processos formativos que atuam no desenvolvimento dos indivíduos trabalham com as dimensões físicas, sociais, intelectuais, culturais e afetivas. São esses os pilares da Educação Integral.

Julia Dietrich, gestora do Centro de Referências em Educação Integral, acredita que o brincar é efetivamente uma linguagem e um instrumento que perpassa por todas essas dimensões e que favorece o desenvolvimento da criança.

“O brincar precisa ser visto como um direito da criança. O brincar espontâneo é necessário e fundamental como uma estratégia de socialização e cultura própria da infância”, explica Julia.

A brincadeira na infância ajuda os pequenos a produzir sua própria cultura. É nesse estágio da vida que a criança constrói suas relações sociais necessárias, estabelece os próprios laços e aprende a se relacionar com o outro e mediar esses códigos.

O Direito ao Brincar já aparece em instrumentos legais nacionais e internacionais, como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como na Declaração Universal dos Direitos da Criança e na Convenção de Direitos da Criança da ONU.

Escolas: agentes fundamentais para a garantia do brincar

As escolas precisam cada vez mais incorporar e garantir o direito do brincar. Permitir e viabilizar espaços para o brincar espontâneo. Uma chance de olhar para esse movimento tão importante que fortifica e desenvolve as habilidades físicas, motoras e cognitivas das crianças.

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O Dia de Aprender Brincando é uma mobilização mundial que acontece nessa quinta-feira (6), e pretende promover tanto a brincadeira como o aprendizado fora da sala de aula.

“A ação é um convite para as escolas perceberem as suas relações e como elas estão empregando esse direito ao brincar. Também observar se estão garantindo e, ao mesmo tempo, como elas qualificam as suas práticas pedagógicas para que por meio do aprender brincando apoiem as relações de aprendizagem”, completa Julia.

Nesta data, milhares de escolas em todo o mundo realizarão pelo menos uma atividade fora da sala de aula. A iniciativa é mais uma forma de configurar as relações de ensino e aprendizagem com o lúdico. O brincar também é um instrumento de aproximação da criança com o conhecimento na escola.

Saiba como planejar suas atividades para o Dia de Aprender Brincando aqui.

Texto por Dalila Ferreira | Foto de abertura por Rodrigo Corsi

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