O início do Dia da Sala de Aula Vazia

11th August 2016

Falamos com Anna Porch, a fundadora do Dia da Sala de Aula Vazia, para saber sua opinião sobre o dia do evento e por que é ótimo aprender ao ar livre.

O Dia da Sala de Aula Vazia foi criado pelo Fórum das Escolas Sustentáveis de Londres (LSSF) em 2011, com o primeiro Dia da Sala de Aula Vazia ocorrendo em 2012. A idéia surgiu depois que um grupo de educadores ambientais discutiram o relatório do Tim Gill, publicado pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável de Londres, “Espalhando as sementes: Reconectando as crianças de Londres com a natureza” (2011). Este relatório estabeleceu algumas verdades muito perturbadoras, incluindo:

“As estatísticas sugerem que um terço das famílias em Londres visitam locais para ter contato com a natureza apenas a cada dois meses ou numa frequencia menor. Uma em cada sete não tinha feito uma única visita ao longo de um ano. O declínio é mais acentuado para crianças em famílias mais pobres e alguns grupos étnicos de negros e outras minorias”.

O grupo achou isso profundamente perturbador, pois todos sabemos o o quanto as brincadeiras e a aprendizagem ao ar livre são importantes e divertidas. No entanto, enquanto pensávamos sobre isso, também sabíamos que, apesar de todas as barreiras, havia professores e educadores ambientais fantásticos em Londres, levando as crianças para fora da sala de aula durante todo o ano. Desta discussão nasceu o Dia da Sala de Aula Vazia, para tentar levar todas as crianças em Londres para aprender e brincar ao ar livre, em um determinado dia do ano. Eles queriam celebrar o importante trabalho que estava acontecendo e lembrar a todos o por quê isso era importante!

O Dia da Sala de Aula Vazia vem ocorrendo todos os anos desde o primeiro dia em 2012, quando 100 escolas, principalmente da área de Croydon, participaram. Esta celebração anual vem crescendo a cada ano, agora com escolas em todo o mundo participando. O dia só ocorre por causa do entusiasmo das crianças e seus professores extraordinários, que levam suas turmas para a rua no Dia da Sala de Aula Vazia (e em muitos outros dias do ano também), apesar de todas as outras exigências simultâneas.

O Dia da Sala de Aula Vazia é apoiado por muitas organizações envolvidas com aprendizagem e brincadeiras ao ar livre. Além do seu trabalho oferecendo experiências de aprendizagem e brincadeiras maravilhosas ao ar livre durante o ano todo, eles organizam eventos especiais, doam suas equipes e prêmios para o Dia da Sala de Aula Vazia.

Anna quis deixar claro que o dia resultou de um esforço de toda a equipe e fez um agradecimento especial à todas as organizações e pessoas que voluntariaram seu tempo para especialmente promover e apoiar o dia;

  • Martin Crabbe, presidente da LSSF (Fórum das Escolas Sustentáveis de Londres),
  • Chris Robson, Zoe Slade e Mari Lopez, voluntários brilhantes que ajudaram a fazer do Dia da Sala de Aula Vazia uma grande festa
  • Todos na Project Dirt, que apoiaram o dia desde o início, especialmente Freya Grummitt e Nicky Spear
  • Todos os membros da LSSF, LEEF (Fórum dos Educadores Ambientais de Londres), FACE (Farming and Countryside Education, em português Educação em Agricultura e Zona Rural) e LWT (London Wildlife Trust, em português Fundo da Vida Selvagem de Londres), que fizeram muito além do esperado.
  • Prêmios para todos que financiaram oficinas em 2015
  • Os artistas Sara Gelfgren e Brian Lewis, que doaram belas obras de arte, usadas para promover o dia do evento.
  • Eco Escolas na Keep Britain Tidy, que curtiram o dia com entusiasmo
  • E todos os demais que merecem menção… mas essa lista já está longa demais para um pequeno artigo… isso só ilustra que você precisa trabalhar em conjunto com muitas pessoas para fazer as coisas acontecerem”.

Anna acredita firmemente na importância das crianças passarem tempo ao ar livre dentro do dia escolar e crê que quando a criança possui uma forte ligação com a natureza, ela possui maiores habilidades para aprender, resolver problemas e gerenciar riscos, bem como se divertir muito.  Anna agora coordena o Dia da Sala de Aula Vazia na Inglaterra, através de seu cargo como Coordenadora das Eco Escolas na Keep Britain Tidy, que está ocorrendo este ano com o apoio do Projeto Sujeira e da Unilever, por meio da campanha da Persil “Se Sujar Faz Bem”. Junte-se à celebração da aprendizagem e brincadeiras ao ar livre, inscrevendo sua escola ou turma para o Dia da Sala de Aula ao Ar Livre.

Ajude a divulgar o Dia de Aprender Brincando!

Parabéns, você se inscreveu no Dia De Aprender Brincando!

Obrigado por participar do movimento. Mal podemos esperar para ver o que você vai aprontar no dia. Por favor compartilhe isso com seus colegas e amigos e ajude-nos a fazer possível que cada criança tenha a oportunidade de aprender e brincar ao ar livre todos os dias. 🙂

Obrigado pelo apoio ao Dia De Aprender Brincando!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve, mas.

O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #OutdoorClassroomDay #DiaDeAprenderBrincando e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!

Obrigado por entrar em contato com o Dia De Aprender Brincando.

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias 🙂 Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!